Criar um Site Grátis Fantástico
ATLÉTICO MINEIRO
ATLÉTICO MINEIRO

 

Clube Atlético Mineiro

 
 
     
Clube Atlético Mineiro
 
Atletico mineiro galo.png
Nome Clube Atlético Mineiro
Alcunhas Galo
Alvinegro
Galo Doido
Torcedor/Adepto Atleticano
Mascote Galo
Fundação 25 de março de 1908 (104 anos)
Estádio Vila Olímpica
Localização Brasão de Belo Horizonte (Minas Gerais).svg Belo HorizonteMinas Gerais MGBrasil
Mando de jogo em Independência
Capacidade (mando) 23.018 pessoas[1]
Presidente Brasil Alexandre Kalil
Treinador Brasil Cuca
Patrocinador Brasil Banco BMG
Brasil MRV Engenharia
Brasil Brahma
Estados Unidos Pepsi
Material esportivo Brasil Lupo
Competição
(Futebol)
Minas Gerais Campeonato Mineiro
Brasil Campeonato Brasileiro
Brasil Copa do Brasil
Flag of UNASUR.svg Copa Libertadores
Minas Gerais A 2013
Brasil A 2013
Brasil CB 2013
Flag of UNASUR.svg CL 2013
Em andamento
Em maio
Em agosto
Em andamento
Minas Gerais A 2012
Brasil A 2012
Brasil CB 2012
Campeão
Vice-campeão
Oitavas-de-final
Minas Gerais A 2011
Brasil A 2011
Brasil CB 2011
Flag of UNASUR.svg SA 2011
Vice-campeão
15.º colocado
Segunda fase
Primeira fase
Rankingnacional 12.º lugar, 11 520 pontos[2]
Website atletico.com.br
Kit left arm atleticomg13h.png Kit body atleticomg13h.png Kit right arm atleticomg13h.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
titular
Kit left arm atleticomg13a.png Kit body atleticomg13a.png Kit right arm atleticomg13a.png
Kit shorts.png
Kit socks.png
Uniforme
alternativo
Soccerball current event.svg Temporada atual
 

Clube Atlético Mineiro, conhecido popularmente como Galo, é uma agremiação esportiva sediada em Belo Horizonteestado de Minas Gerais. É o mais antigo clube de futebol de Minas Gerais em atividade, fundado a 25 de março de 1908.[3][4]

Segundo pesquisa realizada pelo CP2 Pesquisas em 2012, a torcida do Clube Atlético Mineiro é a maior torcida de Belo Horizonte e a segunda no interior do Estado [5]. O Atlético é o clube brasileiro cuja torcida mais compareceu ao estádio em toda a história do Brasileirão e segundo a Pluri Consultoria no Campeonato Brasileiro em 2012 o Galo terminou a competição com a maior arrecadação entre todos os times da Série A com ganhos de bilheteria estimados de R$ 8,9 milhões, o Atlético ficou no topo da lista.[6] De acordo com levantamento feito por iniciativa do SporTV, em parceria com o Curso de Especialização em Futebol da Universidade Federal de Viçosa (UFV) em 2010, o Atlético possui a melhor estrutura futebolística do país.[7][8]

10/03/2013 - 06h00

Apesar de experiente, Cuca enfrenta pela 1ª vez a altitude de La Paz

Apesar dos 12 anos como jogador profissional de futebol e da experiência como treinador de grandes clubes, incluindo a disputa da Libertadores e iniciada há 15 anos, o técnico Cuca viverá na próxima quarta-feira, uma experiência inédita. Quando o Atlético-MG entrar no gramado do estádio Hernando Siles estará pela primeira vez diretamente envolvido em um jogo a mais de 3 mil metros de altitude.

“Será um jogo de desgaste físico bem maior, novidade para muitos jogadores e para mim também. Eu nunca joguei e nem treinei ninguém em 3.670 metros”, comentou Cuca. Segundo ele, o máximo em que esteve como jogador ou treinador foi a 2.800 metros. “E já se sente alguma coisa”, destacou.

Para Cuca, a altitude de La Paz faz com que o jogo com o The Strongest, na próxima quarta-feira, seja totalmente diferente da partida vencida pelo Atlético-MG, sobre o mesmo adversário, por 2 a 1, no Estádio Independência.

Sem antecipar qual será a estratégia atleticana em La Paz, Cuca adianta que o Atlético terá de fazer um “jogo diferente”. “A estratégia vamos montar junto com os jogadores, é pensar bem o que vamos fazer”, enfatizou o treinador atleticano.

Numa tentativa de minimizar os efeitos da altitude, o Atlético-MG antecipou a viagem para a Bolívia, que foi feita no sábado. Já neste domingo, o time atleticano, que levou 22 jogadores, fará seu primeiro treinamento, que será mais leve. Um trabalho mais forte está previsto para a segunda-feira e o reconhecimento do local do jogo na terça-feira.

A estratégia atleticana para enfrentar a altitude, no entanto, gera desconfiança em alguns jogadores. O lateral direito Marcos Rocha, um dos calouros nessa situação, revela que companheiros mais experientes já disseram que a tática “não adianta muito”.

“Os jogadores experientes, que já tiveram a oportunidade de jogar lá, falaram que não adianta muito ir antes, já falaram que a gente pode acabar sentindo a altitude. Mas é jogar fechadinho e tentar explorar os contra-ataques, para tentar trazer a vitória”, observou Marcos Rocha.